A Diferença Faz-se... Sendo Diferente!

Todos nós dizemos ser contra a exploração dos outros animais. Todos nós dizemos querer respeitá-los. Mas a maioria de nós fica-se pelas palavras e pelas intenções. E, como diz o ditado, “de boas intenções está o inferno cheio”.

Infelizmente, vivemos numa sociedade que se baseia na exploração animal (tal como sociedades anteriores se basearam na escravatura humana). Tomar conhecimento desta realidade pode ser algo de avassalador e, embora nenhum de nós queira ser parte da violentação sistemática e da exploração institucionalizada dos outros animais, é mais fácil tentar arranjar alguma desculpa ou simplesmente tentar ignorar e esquecer. Mas fechar os olhos não muda a realidade...

Tendemos a desculparmo-nos dizendo que exploramos os outros animais por necessidade, mas ninguém tem necessidade de explorar quem quer que seja: exploramos e matamos diariamente milhões de animais apenas para satisfazer o nosso paladar, a nossa cobiça ou os nossos caprichos. Não há volta a dar-lhe.

Sê Diferente
Sê diferente!

A maioria de nós prefere o conforto de estar entre a maioria e não arrisca ser diferente. Mas, quando se trata de questões de justiça, não podemos ter receio de ser diferentes. A nossa diferença é a voz de quem não se pode defender a si próprio. A nossa diferença somos nós a pensar pela nossa própria cabeça, somos nós a recusar o pensamento único que domina a sociedade, somos nós a lutar contra a indiferença. A nossa diferença é o que muda o mundo.

A exploração dos outros animais não é uma fatalidade; é uma escolha que cada um faz. A alternativa existe e está ao alcance de todos nós. Abraça o veganismo. Mostra que te importas. Recusa o silêncio, a indiferença e a apatia.

Se a tua consciência te diz que os outros animais não são meras coisas que estão aqui para nos servir, esquece as desculpas e segue a tua consciência. No final de contas, é muito mais fácil fazer o que está correcto do que continuar a viver esta mentira colectiva de apregoado respeito por aqueles que se explora e mata.

«Não erramos porque a verdade é difícil de ver. É visível logo à primeira vista. Erramos porque é mais confortável.» ~ Aleksandr Solzhenitsyn

Publicado quarta-feira, 4 de Janeiro de 2012

1 Comentário