Envolve-te!

Afinal, como é que podes mudar o mundo? O mundo muda-se um vegano de cada vez. Ser vegano significa respeitar o direito dos outros animais a não serem explorados, e a coisa mais importante que podemos fazer para ajudar os animais (depois de nos tornarmos veganos) é educar e sensibilizar outras pessoas para se tornarem veganas.
Ferramentas Para Mudar o Mundo
Aquilo de que NÃO precisas:
- Não precisas de pertencer a nenhuma organização.
- Não precisas de fazer nenhum donativo.
- Não precisas de assinar nenhuma petição.
- Não precisas de ir a nenhuma manifestação.
- Não precisas de muitos recursos.
Aquilo de que precisas:
- Entusiasmo e informação. Para sermos bons mensageiros, temos de estar informados sobre o que significa ser vegano/respeitar os animais e temos de transmitir a informação de forma entusiástica. Pode tornar-se cansativo estar a responder sempre às mesmas perguntas (às vezes, perguntas idiotas), mas é um esforço que vale a pena pelos animais.
- Uma atitude compreensiva e uma mente aberta. Não podemos educar outras pessoas se julgarmos que as outras pessoas são más, são estúpidas ou não querem saber dos animais. Embora muitas pessoas possam parecer cruéis ou indiferentes aos outros animais, as aparências iludem e a maioria das pessoas está genuinamente interessada em agir de forma correcta.
- Uma atitude não-moralista. Jamais devemos julgar as outras pessoas por estarem envolvidas na exploração animal. Aquilo que nós condenamos são as práticas de exploração animal, não são as pessoas. Além do mais, praticamente todos nós já estivemos do lado de quem explora.
- Uma atitude não-violenta e não reagir a provocações. OK, isto é tão certo como 2+2 serem 4: quando tentamos sensibilizar outras pessoas para respeitarem os direitos dos animais, muitas respondem com provocações. Na maioria das vezes, estas provocações (que podemos considerar mais ou menos ofensivas) não passam de uma defesa da parte de alguém que é confrontado com uma questão incómoda. Estas pessoas não são casos perdidos e, se respondermos de forma calma e educada, a discussão pode tornar-se sensata e produtiva.
O respeito pelos direitos dos animais é uma mudança que tem de partir da sociedade civil. Não é o Governo que vai mudar as coisas nem são as leis que vão obrigar as pessoas a respeitarem os animais. A legislação segue a evolução da sociedade e não o contrário. O poder e a responsabilidade de tornar a sociedade mais justa cabe a todos e a cada um de nós enquanto cidadãos.
Folhetos de Divulgação
O mais importante que podemos fazer pelos outros animais é a educação sobre o veganismo, e uma das formas mais eficazes de o fazer é com folhetos de sensibilização.
Imagens de Divulgação
Tens um site ou um blogue? Aproveita a tua presença online para promoveres a abolição da exploração animal.