Natural? Será Mesmo?

Natural

Este desenho ilustra bem o ridículo que é os humanos beberem leite de outras espécies. Como pode ser natural bebermos e usarmos o leite que era destinado a bezerros, cabritos, cordeiros, burros e até búfalos? E a situação é ainda mais bizarra, porque os humanos são os únicos animais que continuam a beber leite após a idade do desmame. Tudo isto até podia ser uma curiosidade engraçada, não fosse a produção de leite responsável por um sofrimento atroz e pela morte de milhões de animais todos os anos. Por outro lado, ninguém precisa de beber leite para ser saudável: cada vez mais se tem comprovado que os lacticínios e outros produtos de origem animal estão associados a diversos problemas de saúde.

Mas, mais do que pouco natural e nada saudável, consumir leite animal implica um completo desrespeito pela dignidade dos outros animais. À semelhança de qualquer outro mamífero, as vacas, as cabras, as ovelhas, as burras ou as búfalas só têm leite para alimentação dos seus filhos recém-nascidos. Tal como as mulheres só geram leite com o nascimento dos seus filhos, as fêmeas usadas na produção de leite só geram leite com o nascimento das suas crias. Por isso, para manter uma produção quase ininterrupta de leite, as fêmeas são repetidamente forçadas a engravidar e a dar à luz. Os filhos cedo são retirados a estas mães, numa separação cruel e agonizante, para que os humanos possam ficar com o leite que lhes era destinado. Grande parte destes filhos, considerados um subproduto da produção de leite, são mortos logo após o nascimento por não terem interesse económico. Outros são mortos mais tarde para serem vendidos como carne de vitela, borrego, etc. Parte das fêmeas fica na exploração para substituir as mães que, ainda numa idade jovem, ficam esgotadas e são também elas encaminhadas para um qualquer matadouro...

Consumir leite animal é consumir violência. As fêmeas são continuamente forçadas a engravidar, os filhos são-lhes retirados à nascença, é-lhes sugada a maior quantidade de leite possível e são mortas logo que a produção de leite entra em declínio.

Desliga-te da violência, abraça o veganismo!

Publicado terça-feira, 5 de Junho de 2012

3 Comentários