Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Tornar-me Vegana?

Questão de mariana

Informações Adicionais:

Olá! Eu tenho 16 anos e quero tornar-me vegana. Eu pesquisei e vi o máximo de documentários relacionados com o veganismo. No entanto, ainda não falei com os meus pais seriamente sobre esta decisão. Penso que eles não me vão apoiar, pois este tema é-lhes desconhecido. Gostaria que me dessem algumas dicas de como me tornar vegana e também queria saber se é aconselhável falar com um médico. Obrigada.

Resposta Muda o Mundo

O mais importante para te tornares vegana é compreenderes bem os motivos que te levam a tomar essa decisão. É crucial perceber que o veganismo é uma questão de justiça e de princípios, e não somente uma forma de reduzir o sofrimento dos animais. Ao pensar que se trata apenas de uma questão de reduzir o sofrimento, é fácil recair em velhos hábitos de consumo, racionalizando que consumir apenas este bolo, aquele pedaço de pizza ou aqueloutro produto de origem animal não irá fazer nenhuma diferença significativa no sofrimento animal. Infelizmente, esta é uma história que se repete muitas vezes com pessoas bem-intencionadas que tentam tornar-se veganas e não têm êxito. Quando não existe o fundamento certo para uma decisão deste tipo, arranjamos montes de desculpas para criar excepções e voltar a fazer o que é mais cómodo. A secção “Porquê Ser Vegano?” e os artigos do “Blogue” ajudar-te-ão a perceber que ser vegano não é uma questão de caridade, mas antes o mínimo que cada um de nós deve aos outros animais.

Quando abraças o veganismo porque percebes que os outros animais são alguém e não alguma coisa e que não temos o direito de os usar a nosso bel-prazer, então, percebeste o fundamental e isso é quanto basta. Percebeste que o veganismo não é nenhum acto de caridade para reduzir o sofrimentos dos pobres animaizinhos à nossa mercê, mas sim um acto de justiça para com quem merece ser tratado de forma decente. Depois daquele momento em que a tua consciência desperta para uma realidade até então desconhecida, não há volta atrás. Não precisas de muita força de vontade, nem sentirás que tens de abdicar de nada para te tornares vegana. Agora, que sabes o quão injustificável é a agonia por que passam todos aqueles animais que trazemos ao mundo exclusivamente para satisfazer o nosso paladar e conveniência, sabes o que significa realmente ser vegana e jamais o esquecerás. E essa certeza é extremamente reconfortante, porque a partir daí já não temos de ter receio dos obstáculos ao veganismo. Independentemente dos obstáculos com que nos possamos deparar, o veganismo irá ficar connosco para a vida! Sorriso

Lidar com os pais pode ser um pouco chato, sobretudo quando ainda somos muito novos, como é o teu caso, mas se tiveres alguma paciência e mostrares bastante segurança na tua decisão, eles irão certamente acabar por a compreender e por a respeitar. É importante seres assertiva e mostrares que adoptas o veganismo por uma questão de princípio e não por quereres seguir alguma moda ou por qualquer motivação passageira. Do ponto de vista dos teus pais, a questão mais importante será certamente a saúde. Nesta sociedade, estamos tão habituados a consumir produtos de origem animal e a ouvir dizer que estes são necessários à saúde, que é inicialmente muito difícil conceber a ideia de uma dieta em que esses produtos estão completamente ausentes. Felizmente, não faltam estudos científicos que demonstram que os produtos de origem animal não só não são necessários como são prejudiciais à saúde. A própria e insuspeita Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos da América — a maior organização de nutricionistas a nível mundial — atesta que uma dieta vegana bem planeada é saudável e apropriada para todas as fazes da vida. Por isso, explica-lhes bem que não têm absolutamente nada com que se preocupar!

Quanto a falar com um médico antes de nos tornarmos veganos, só se for com um médico da cabeça. Piscar de Olho Agora a sério, os médicos não percebem muito de nutrição (sem ofensa para os poucos que percebem), pelo que é melhor consultares um nutricionista, caso queiras ter algum apoio especializado. Os nutricionistas são quem percebe de nutrição mas, mesmo assim, é preciso saber escolher. Não basta escolher um nutricionista com bons conhecimentos, é preciso escolher um nutricionista com mente aberta. A questão do veganismo leva muito boa gente a entrar em modo defensivo e a atacar o veganismo como forma de defenderem as suas próprias acções (ou melhor, a sua inacção e comodismo). Por isso, é importante confirmar previamente que o nutricionista tem experiência de aconselhamento em dietas veganas.

Na secção “Como Ser Vegano?”, podes encontrar bastante informação sobre alimentação e nutrição bem como informação sobre produtos veganos não-alimentares, como é o caso do vestuário e calçado, ou dos produtos de higiene e limpeza (onde ainda é muito comum os produtos serem feitos com ingredientes de origem animal ou testados em animais).

Abraça o veganismo na certeza de que não te irás arrepender por teres a coragem de colocar em prática aquilo em que acreditas e por viveres a tua vida de acordo com as tuas decisões — e não de acordo com aquilo que a sociedade te impinge — o que é algo de que a maioria das pessoas não se pode gabar.

Publicado em 15 de Abril de 2015

1 Comentário