Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Como é que a extracção do mel afecta as abelhas?

Questão de Filipe Barão

Informações Adicionais:

Quero tornar-me vegan mas por enquanto estou a tentar ser vegetariano. Gostava de saber porque é que no veganismo não se consome mel e se afecta as abelhas.

Resposta Muda o Mundo

A produção comercial de mel implica necessariamente a manipulação e a morte de abelhas. Durante a recolha do mel, várias abelhas são mortas por esmagamento ou por intoxicação em resultado da utilização de um fumegador. Para maximizar a produção, também é comum a abelha rainha ser morta a intervalos regulares e substituída por uma nova abelha rainha, reproduzida por criadores especializados e inseminada artificialmente com sémen de machos que são mortos para o efeito.

O consenso geral é que o mel não é um alimento vegano, pois as abelhas são animais (os insectos fazem parte do reino animal) e são usadas como meros instrumentos para que os humanos possam consumir e usar o mel e a cera que elas produzem. Na verdade, a definição original de veganismo (estabelecida por Donald Watson em 1944) referia explicitamente a exclusão de mel.

Uma questão que se pode colocar é se as abelhas são seres com consciência daquilo que lhe acontece, isto é, se podem sentir de forma consciente, pois essa é que é a característica determinante do ponto de vista dos direitos dos animais. Apesar de ser certo que muitos invertebrados “sentem” e “reagem”, não há prova científica que aponte no sentido de que eles tenham consciência no sentido moralmente relevante. Claro que também não há nenhuma prova de que as abelhas não sejam seres conscientes e, dado que o mel é um produto desnecessário e facilmente substituível, o melhor é mesmo dar o seu a seu dono e deixar o mel para as abelhas — as abelhas produzem e armazenam mel para elas próprias se poderem alimentar nos meses mais frios.

Publicado em 15 de Agosto de 2012

1 Comentário