Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

O veganismo é elitista?

Questão de JVeg (Portugal)

Informações Adicionais:

Volto a recorrer à vossa ajuda... Algumas pessoas acham que o veganismo não está ao alcance da maioria... Que o veganismo é coisa para privilegiados com dinheiro e estudos... O que dizer a estas pessoas?

Resposta Muda o Mundo

O veganismo é um movimento de justiça social que defende a não-violência e a inclusão dos outros animais na comunidade moral — o que é precisamente o contrário do elitismo. O que é elitista é achar que a simples satisfação do nosso paladar justifica o sofrimento e a morte de milhões de animais todos os dias. O que é elitista é achar que os humanos têm o direito de viver à custa da exploração dos outros animais. O que é elitista é achar que os outros animais estão no mundo para nos servir.

Os fundamentos do veganismo são muito simples e não é necessário nenhum curso superior para os perceber. Tal como os outros humanos devem ser respeitados, os outros animais também merecem ser respeitados, pois partilham connosco a capacidade de sofrer e a consciência daquilo que lhes acontece. Não existe nenhuma diferença moralmente significativa entre animais humanos e não-humanos (a menos que se queira negar direitos a crianças de tenra idade, pessoas com incapacidades mentais e pessoas senis). Respeitar apenas aqueles que têm grande inteligência ou uma elevada capacidade de pensamento abstracto, por exemplo, é que seria elitista.

Não há nada de elitista em comer leguminosas, hortaliças e cereais, os quais devem constituir a base de uma alimentação vegana saudável. São alimentos amplamente disponíveis e bastante acessíveis. A vitamina B12 — que é o único nutriente que tem de ser obtido em forma de suplemento (ou através de alimentos enriquecidos) — também está ao alcance de qualquer pessoa. Claro que veganos que comprem muitos alimentos processados acabam por gastar facilmente mais dinheiro do que numa dieta omnívora, mas isso não só não é necessário, como não é a opção mais saudável.

Os produtos de cuidado pessoal e detergentes veganos são realmente menos acessíveis, mas os veganos podem reduzir o consumo deste tipo de produtos — a maioria destes produtos é-nos impingida pela publicidade, mas muitos são desnecessários. Podemos optar por comprar produtos naturais veganos, que têm maior rendimento e nos permitem gastar o mesmo dinheiro ou até menos, ao mesmo tempo que reduzimos a exposição do nosso corpo a químicos nocivos e contribuímos para diminuir os resíduos químicos ambientais.

O que se pretende é um mundo vegano e não um “clube” vegano. E ser vegano é fácil e está ao alcance de todos.

Publicado em 22 de Março de 2011

1 Comentário