Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Ser vegan e saudável está ao alcance de todos?

Questão de linda maravalhas

Informações Adicionais:

Desde muito cedo que me comecei a preocupar com as implicações éticas da exploração animal, pelo que ao longo dos anos fui sendo e deixando de ser vegan e também vegetariana. Isto porque normalmente ao fim de um ano ou pouco mais de parar com o consumo de produtos animais acabo sempre por ficar com algum tipo de anemia, por deficiência de ferro, de ácido fólico, que depois é muito difícil de tratar e só passa quando volto a comer produtos animais, nomeadamente, ovos e leite. Considero cruel ter de sujeitar animais a este tipo de sofrimento, até porque vejo todos os seres como terráqueos mas sinceramente é desesperante passar a vida à espera da próxima anemia. Neste momento limito ao máximo a ingestão de produtos animais, mas continuo a consumi-los por não conseguir encontrar uma alternativa. Gostaria muito de me poder tornar vegan e rejeitar qualquer produto animal, mas infelizmente sinto que é não só difícil como arriscado... Será mesmo possível sermos vegans e saudáveis?

Resposta Muda o Mundo

Quando todos à nossa volta nos dizem que precisamos de produtos de origem animal, pode custar a acreditar que a dieta vegana é saudável. Mas a verdade é que, com algum planeamento, uma dieta vegana é perfeitamente adequada para todas as fases da vida e oferece diversas vantagens nutricionais. É a própria Associação Americana de Nutrição, a maior organização de nutricionistas a nível mundial, que o afirma (conferir Posição da Associação Americana de Nutrição).

Existem milhões de veganos saudáveis que são a prova viva de que uma dieta vegetal é perfeitamente adequada para a espécie humana. Só nos EUA, estima-se que haja cerca de 4 milhões de pessoas com uma dieta vegana e, sobretudo nos países orientais, inúmeras pessoas têm tido dietas veganas (ou praticamente veganas) desde há milhares de anos, nomeadamente por motivos espirituais/religiosos (jainistas, budistas, entre outros).

A terra dá-nos todo o alimento de que precisamos. Tal como dá às vacas, às galinhas ou aos porcos que são usados para alimentação. Os nutrientes obtidos através de alimentos de origem animal são nutrientes que esses animais foram buscar aos cereais e às plantas de que se alimentaram. E, tal como eles, também nós podemos (e devemos) ir buscar os nutrientes directamente à fonte.

Claro que ter alguma deficiência nutricional pode acontecer, mas isso não deve ser encarado como um obstáculo que nos obrigue a desistir do veganismo. Na verdade, há mais deficiência de nutrientes entre os omnívoros (por exemplo, fibra, ácido fólico, vitaminas C e E, potássio, magnésio) do que entre os veganos. A grande diferença é que ninguém coloca em causa a dieta omnívora por causa dos problemas de saúde de uma elevada percentagem dos omnívoros, mas a dieta vegana é imediatamente questionada por causa dos problemas de saúde de uma percentagem marginal dos veganos.

Uma dieta vegana é perfeitamente saudável e potencialmente muito mais saudável do que uma dieta omnívora. Nesta sociedade, é muito fácil ter uma dieta omnívora medíocre, mas fazer uma dieta vegana exige algum planeamento e a mudança de alguns hábitos. Muitas pessoas que tiveram uma dieta vegana ou vegetariana falam de deficiências nutricionais que os fizeram voltar à dieta omnívora, mas isso costuma ser resultado de falta de informação, de uma dieta pouco diversificada ou de alguma deficiência que já existia na dieta omnívora/vegetariana (e que se acentua numa dieta vegana pouco equilibrada). Uma dieta vegana que se limite a excluir os produtos de origem animal resulta quase sempre em deficiências nutricionais. É preciso garantir uma ingestão adequada de cereais, hortaliças, leguminosas e fruta.

A deficiência em ferro é relativamente comum em dietas omnívoras, vegetarianas e veganas, sobretudo em mulheres (por causa das perdas de sangue durante o período menstrual), mas pode resolver-se com suplementos de ferro e/ou com o aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro (como lentilhas, grão-de-bico, feijão e couve de folha verde-escuro), os quais devem ser ingeridos em conjunto com alimentos ricos em vitamina C para maximizar a absorção (pelo contrário, bebidas como o chá e o café à refeição inibem a absorção de ferro). Logo após a transição para uma dieta vegana, o corpo ainda não está preparado para absorver o ferro vegetal com eficácia (está habituado a absorver ferro de origem animal), pelo que há que contar com algum tempo de adaptação.

Relativamente ao ácido fólico, esse é um nutriente que costuma ser deficiente numa dieta omnívora, ao contrário do que acontece numa dieta vegana, que costuma ser rica em folatos. Os vegetais de folha verde-escuro, as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilhas) e os cereais integrais são muito ricos em ácido fólico e são bastante recomendáveis em qualquer dieta.

Felizmente, há cada vez mais informação sobre nutrição vegana e podes encontrar neste site informação fidedigna e actualizada (conferir Nutrição Vegana). Não deixes de consultar as Recomendações Diárias e os Suplementos Sugeridos Para Veganos.

Já tens o principal para te tornares vegana: a motivação certa! O resto vai-se aprendendo ao longo do caminho. Sorriso

Publicado em 30 de Abril de 2011

2 Comentários