Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Produtos veganos

Questão de Té Magalhães

Informações Adicionais:

Ainda bem que vejo este post pois tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer se me puderem ajudar! Eu nasci com um amor pelos animais que ninguém me soube explicar, não sabia porque sofria por eles e desde muito cedo decidi que iria dedicar-lhes a minha vida para compensar o que muitos humanos lhes fazem. Em adolescente tornei-me vegetariana e assim foram passando os anos porque ia adiando a decisão de deixar o leite e ovos até que (como quando me tornei ovo-lacto-vegetariana) um dia disse basta. E desde Fevereiro que sou Vegan. Nunca me senti tão feliz! Sou coerente e não causo sofrimento aos meus irmãos animais na minha vida! Mas como não conheço NINGUÉM como eu surgem também dúvidas que não sei onde as colocar. Se alguém me souber responder agradeço imenso.

Será ético comprar produtos que dizem na embalagem pode conter vestígios de leite/ovos? Não o tenho feito mas isso está lá por ser feito na mesma linha de montagem de outros produtos.. E é ético comprar produtos vegan mas que pertençam a uma marca que tem produtos resultantes de exploração animal? Em relação a higiene pessoal/maquilhagem já desde que sou vegetariana deixei de usar produtos testados em animais mas sabemos que as listas encontradas na net não são fiáveis.... Uso Dr. Organic, Body Shop, Yves Rocher, Rituals, e L'occitane. Alguma testa ou tem produtos animais? Em relação ao cabelo onde posso encontrar informação sobre tintas que se usem em salões que não sejam testadas? As farmacêuticas vão ser sempre indústrias para as quais vou ter de dar dinheiro (veterinária), existe alguma menos má que outra? Obrigada!

Resposta Muda o Mundo

As indicações do género “pode conter vestígios de...” são um aviso para exclusão de responsabilidade das empresas no caso de, acidentalmente, algum desses ingredientes (utilizados em produtos da mesma unidade de produção) contaminarem outros produtos e poderem ser consumidos por alguém com alergias/intolerâncias alimentares. Na maioria dos casos, essa contaminação só poderá acontecer por alguma falha na produção. A própria Vegan Society considera determinados produtos com esse tipo de indicação como sendo veganos.

É perfeitamente aceitável que um vegano compre produtos veganos de uma empresa que também vende produtos não-veganos. Se assim não fosse, só poderíamos comprar produtos de marcas 100% veganas em lojas 100% veganas. Claro que não vamos promover as batatas fritas Pringles veganas quando se sabe que a Procter & Gamble é das empresas que mais experimentação animal faz — é sempre preferível comprar produtos de empresas com alguma consciência ética e optar por produtos mais “naturais”. No entanto, a decisão de não comprar produtos veganos a determinadas empresas que também vendem produtos não-veganos já está para além do mínimo exigível pelo veganismo. Além do mais, mesmo em empresas apenas com produtos veganos, nunca se sabe com segurança se o nosso dinheiro vai ou não contribuir indirectamente para exploração animal, porque nunca se sabe quem são exactamente os accionistas das empresas.

A Internet está repleta de listas de marcas que testam e não testam em animais, mas a maioria está desactualizada e/ou contém informação incorrecta. Algumas listas apresentam marcas como não testando apenas porque as empresas não testam elas próprias os produtos quando, na verdade, essas empresas compram os ingredientes testados aos seus fornecedores, o que vai dar ao mesmo. Outro problema destas listas é que lhes está subjacente a ideia de que testar em animais é uma coisa à parte do resto da exploração e morte animal. Ou seja, nestas listas, um produto que contenha ingredientes resultantes da exploração e morte de animais pode ser considerado “livre de crueldade” (“cruelty-free”) apenas porque não foi testado em animais — o que é absurdo.

Em relação às marcas de produtos de cosmética que referes, todas elas afirmam não testar em animais, mas nem todos os produtos dessas marcas são veganos (podem conter lanolina, cera de abelha, leite, etc.). Muitas das marcas voltadas para consumidores mais conscientes indicam se o produto é vegano no rótulo (ou no respectivo site), o que nos poupa o trabalho de analisar todos os ingredientes.

Em relação a tintas de cabeleireiro, tanto quanto sabemos, os produtos da marca Paul Mitchell não serão testados em animais e a esmagadora maioria deles não tem ingredientes de origem animal. Se houver a possibilidade de comprares uma tinta a teu gosto e pedires para aplicar no salão, podes encontrar tintas veganas em lojas físicas e online: por exemplo, as tintas de henna da marca Lush, as tintas permanentes da marca Herbatint (em lojas de produtos naturais) e as tintas semipermanentes da marca Manic Panic.

Por fim, quanto às farmacêuticas, não sabemos informar (é daquelas situações em que “venha o diabo e escolha”). A única sugestão que podemos dar é, quando possível, explorar alternativas mais naturais (por exemplo, medicamentos homeopáticos, holísticos ou de medicina chinesa).

Como veganos, deparamo-nos muitas vezes com questões para as quais não há respostas absolutas. Podemos e devemos tentar fazer sempre melhor, mas tentar alcançar uma suposta perfeição é um esforço inglório que acaba por nos deixar frustrados (sobretudo nesta sociedade assente na exploração animal). Em situações “cinzentas” (como comprar produtos que poderão conter vestígios de leite ou comprar produtos veganos de empresas que testam), a decisão cabe a cada um de nós e devemos usar o bom-senso para fazer a nossa escolha. Os veganos devem ter a humildade suficiente para não se julgarem uns aos outros e a confiança suficiente para não aceitarem julgamentos de terceiros. Enquanto veganos, quando fazemos honestamente o nosso melhor, estamos certamente a fazer o que é eticamente correcto. Sorriso

Publicado em 13 de Julho de 2011

1 Comentário