Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

É verdade que a vaca tem de ser ordenhada?

Questão de CintiaM

Informações Adicionais:

Ouvi dizer que a vaca tem de ser ordenhada. Se não tirarmos o leite da vaca ela morre. Verdade??

Resposta Muda o Mundo

Em condições normais, após uma vaca dar à luz, o corpo dela produz a quantidade de leite apropriada para alimentar o seu bezerro (que bebe cerca de 3 litros por dia). Os humanos não precisam de “ajudar” a vaca a “livrar-se” do leite. O bezerro encarrega-se disso.

No entanto, através de reprodução selectiva e manipulação genética ao longo dos anos, bem como de alimentação especial, as vacas leiteiras produzem hoje cerca de 10 vezes mais leite do que um bezerro necessita de beber, se alimentado exclusivamente com leite materno.

Nos finais do século XIX, uma vaca tinha cerca de 900 litros de leite por ano (cerca de 3 litros de leite por dia de lactação). Há cerca de duas décadas, na sequência da “especialização” da indústria (antigamente, não havia distinção entre “vaca de leite” e “vaca de carne”), a produção de uma vaca leiteira já rondava os 5000 litros por ano. Actualmente, a produção média da raça mais utilizada, a Holstein-Frísia, já ultrapassa os 8500 litros de leite por ano (cerca de 28 litros de leite por dia de lactação).

Vaca

Ou seja, hoje em dia, uma única vaca leiteira tem tanto leite quanto dez vacas há cerca de século e meio (quando produziam a quantidade que a natureza entende ser a necessária e suficiente para alimentar um bezerro). A vaca leiteira foi literalmente transformada numa máquina de produzir quantidades massivas de leite e, naturalmente, com consequências a nível físico. A acumulação de tantos litros de leite no úbere resulta numa pressão e numa sobrecarga de peso muito elevadas. Durante a fase de maior produção de leite, estas vacas têm necessariamente de ser ordenhadas bidiariamente para aliviar a pressão e não dar origem a graves infecções e outros problemas de saúde. Contudo, quando a produção de leite diminui para cerca de 1/3, a vaca consegue reabsorver o leite, sendo que a ordenha costuma ser propositadamente interrompida nessa altura para forçar a vaca a entrar num período “seco”, o que permite maximizar o leite que será produzido após o próximo parto que já se avizinha.

O facto de as vacas leiteiras precisarem de ser ordenhadas não é uma situação com a qual nos tenhamos deparado por acaso. É uma situação criada pelos humanos ao reproduzirem as vacas, ao seleccionarem continuamente as que produzem mais leite e ao forçá-las repetidamente a engravidar. Seria uma completa perversão da realidade justificar a indústria de lacticínios com a necessidade de ordenhar as vacas. As vacas leiteiras têm de ser ordenhadas, porque nós as utilizamos como se fossem máquinas. Se não as utilizássemos, o problema nem se colocava. E claro que, na produção de leite, as vacas não são ordenhadas por nenhum tipo de preocupação altruísta com o seu bem-estar, mas sim por interesse económico. Tanto assim é que, logo que as vacas deixam de conseguir produzir uma quantidade de leite considerada rentável, têm como destino o matadouro...

Seja qual for o tipo de exploração leiteira, o leite de origem animal implica sempre o uso da fêmea como se fosse uma máquina. E esse uso é sempre um abuso que jamais poderá ser justificável.

Publicado em 17 de Junho de 2012

2 Comentários