Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Malefícios da soja?

Questão de Ana Proença

Informações Adicionais:

Estou fortemente inclinada a tornar-me vegana. Acho que o vosso site está muito bom e com bastante informação, parabéns!

O que me preocupa mais neste momento, são as proteínas, vitaminas...(etc..), no sentido de ingerir as doses necessárias diárias, sem estar a mesmo tempo a ingerir outros quaisquer nutrientes a mais que me prejudiquem.

Pelo que percebi, a alimentação vegana tem muitos produtos com soja. Existem inúmeros textos publicados acerca dos malefícios do soja. Gostaria de saber qual a recomendação diária máxima de soja, traduzido em termos práticos. Por exemplo, se comer 1 iogurte de soja, não devo nesse dia comer tofu? Algo simples de perceber. Quero também perguntar se existe alguma instituição fidedigna que regulamente a segurança alimentar e tenha disponível on-line informação acerca do assunto.

Muito obrigada.

Ana

Resposta Muda o Mundo

Embora a soja seja um alimento muito comum em dietas vegetais e um ingrediente presente em grande parte dos alimentos de conveniência disponíveis (desde o leite vegetal aos hambúrgueres vegetais), a verdade é que não é um alimento essencial e pode ter-se uma dieta vegana perfeitamente saudável sem ingerir soja, até porque há uma grande variedade de excelentes fontes de proteína vegetal: o feijão, as lentilhas, o grão-de-bico ou os tremoços, por exemplo.

Existem inúmeros estudos contraditórios quanto aos efeitos da soja na saúde, mas a soja fermentada (tempeh, miso, etc.) e os alimentos naturais feitos a partir de feijão de soja (como o tofu) estão associados a muitos efeitos benéficos para a saúde. Já a proteína de soja texturizada, a proteína isolada de soja, a farinha de soja e outros tipos de soja processada são nutricionalmente pouco interessantes.

Consumir duas doses de soja diariamente (por exemplo, o tal iogurte e uma refeição de tofu) não deverá ter nenhum impacto negativo na saúde. Pelo contrário, o efeito será, muito provavelmente, positivo. Não há nenhum limite máximo estabelecido para a quantidade de soja a ingerir diariamente e não é certamente preciso contar os gramas de soja que se consome.

Uma das melhores referências em saúde vegana é o site VeganHealth.org, que contém imensa informação actualizada e isenta, incluindo um artigo extensivo sobre a soja. Este é outro artigo sobre a soja, também da autoria de uma nutricionista, que podes consultar. Estes sites estão em inglês, mas podes encontrar a tradução para português das informações nutricionais mais importantes do VeganHealth.org na secção Nutrição Vegana do Muda o Mundo (não deixes de ler as recomendações desta secção).

Não te deixes intimidar pela quantidade de informação sobre nutrição vegana. Na verdade, ter uma dieta vegana saudável é muito fácil, desde que se tenha uma alimentação variada e baseada em alimentos naturais: cereais integrais (arroz integral, massa integral), leguminosas (lentilhas, feijão, grão-de-bico, tremoços), hortaliças (incluindo vegetais de folha verde), fruta, e frutos secos de casca rija (nozes, amêndoas). E o melhor é que a dieta vegana nos abre outro mundo com mil e um sabores para descobrir e outras tantas receitas deliciosas para experimentar. Sorriso

Publicado em 25 de Setembro de 2012

0 Comentários