Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Os malditos ingredientes...

Questão de aferreira

Informações Adicionais:

Sou vegana há mais de 2 meses, depois de ter sido vegetariana por 3 anos (quase vegana à excepção do queijo e alguns produtos com leite e ovos) e nunca hei-de esquecer o dia em que virei oficialmente costas a toda a exploração animal: o dia de S. Valentim de 2011 :) Quero que fique claro que não tenho dúvida que o veganismo é o caminho certo mas confesso que me "cansa" um pouco começar a ler as etiquetas nas embalagens e ver que tanta coisa tem ingredientes de origem animal. Volto a pôr o produto na prateleira e não consigo evitar sentir-me um nadinha frustrada... :/ Dicas para ajudar uma iniciante?

Resposta Muda o Mundo

É natural que, ao princípio, ter de examinar todos os rótulos antes de comprar um produto nos pareça uma tarefa muito penosa. E tanto mais quando é provável que, em grande parte dos casos, tenhamos de voltar a colocar o produto na prateleira por conter algum ingrediente de origem animal.

Mas a leitura dos rótulos dos produtos não deve ser encarada como um fardo. Pelo contrário, é uma atitude de consciência ética — um momento em que temos nas nossas mãos o poder de afirmar que não concordamos com a coisificação dos outros animais, que não queremos compactuar com a noção especista de que os corpos e as secreções deles são alimentos.

Inicialmente, pode parecer-nos que todos os produtos têm ingredientes de origem animal, especialmente se formos atrás dos alimentos (muito) processados. Mas, na verdade, é possível encontrar imensos produtos incidentalmente veganos em qualquer supermercado.

Vais ver que, com mais alguma prática, aquilo que antes parecia ser uma dor de cabeça interminável passa a ser quase instintivo. E, depois de encontrares a nova base da tua alimentação, até já sabes exactamente que produtos tirar da prateleira.

Além disso, a transição para o veganismo também é uma excelente oportunidade para virar os olhos para produtos mais saudáveis. Quando vês um alimento que tem uma lista de ingredientes interminável, podes assumir que está cheio de ingredientes pouco saudáveis e que mais vale esquecê-lo (mesmo que não tenha ingredientes de origem animal).

Ter a motivação certa é meio caminho andado. Se tiveres presente que as tuas compras são um reflexo dos teus princípios — não contribuir para a exploração e morte de outros animais — passas a encarar a leitura de rótulos como uma manifestação do teu poder como consumidora para marcares activamente a diferença pelos outros animais. Sorriso

Publicado em 26 de Abril de 2011

1 Comentário