Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

E se eu criar as galinhas e respeitar o seu ciclo de vida?

Questão de Rui Cláudio Dias (Lisboa)

Informações Adicionais:

Gostaria de saber se sendo eu a criar as galinhas numa fazenda/quinta protegendo as mesmas de uma exploração animal, pois são respeitadas na medida que as alimento e as deixo morrer naturalmente, é condenável no ponto de vista vegano, ou aí poderei usar/consumir os ovos sem qualquer sentimento de culpa?

Resposta Muda o Mundo

A questão de comer ovos de galinhas que não sejam exploradas é uma questão que muitas pessoas colocam aos veganos. Frequentemente, esta pergunta serve como teste para aferir a razoabilidade do veganismo: se até estes ovos forem “proibidos”, então será certo que os veganos são uns moralistas que vêem mal em tudo e mais alguma coisa...

Mas, num mundo em que a maioria das interacções dos humanos com os outros animais se baseiam na exploração, o problema não é os veganos estarem a ver coisas a mais. O problema é a esmagadora maioria de nós viver num estado de indiferença e de ignorância relativamente à vida dos outros animais, sobretudo os animais utilizados na indústria alimentar, que representam 99% de toda a exploração animal no mundo.

Enquanto veganos, procuramos simplesmente fazer o nosso melhor por respeitar a dignidade dos outros animais. O veganismo não é um dogma nem uma doutrina com verdades absolutas. Contudo, o mínimo que é exigido de nós para respeitarmos a dignidade dos outros animas é que não os exploremos ou os tratemos exclusivamente como recursos para os nossos fins.

Galinha

Se alguém resgatar uma galinha com o intuito de lhe dar uma família e uma vida feliz e, acessoriamente, comer os ovos dos quais a galinha não quer saber, não estará certamente a violar os direitos da galinha. No entanto, por definição, essa pessoa não será vegana, pois ingere produtos de origem animal. Além disso, o acto de comer os ovos da galinha reforça a noção especista e nociva de que os produtos animais são alimentos para os humanos, quando os humanos não têm nenhuma necessidade de ingerir alimentos de origem animal. Por outro lado ainda, alguém que coma ovos nessas circunstâncias mais facilmente desculpará a compra de outros produtos com ingredientes de origem animal, uma vez que se mantém “amarrado” a esse consumo.

Mas quase ninguém resgata uma galinha para depois se interrogar se deve comer os ovos dela. A maioria das pessoas compra a galinha ou obtém a galinha junto de alguém que faz criação de galinhas, o que é desde logo uma contribuição para a exploração de mais galinhas. Mas o que há fundamentalmente de errado em arranjar uma galinha para se ter ovos é que se está a tratar a galinha como uma “coisa” (máquina de pôr ovos) que serve exclusivamente para satisfazer os nossos fins (saborear os ovos). Quando se trata alguém exclusivamente como um meio para um fim, está-se a violar a dignidade mais básica desse alguém e a reduzir-se esse alguém à condição de objecto.

Suponhamos que existe uma raça de cães que tem um pêlo incrível e que muda com muita frequência. Suponhamos ainda que alguém que gosta de tricotar decide utilizar o pêlo desses cães para fazer lindas camisolas. Seria correcto arranjar um cão dessa raça apenas com o objectivo de o manter num canil para lhe recolher o pêlo à medida que cai e fazer camisolas de pêlo de cão? Mesmo tendo todas as condições de bem-estar e alimentação, não merece o cão uma família que o queira por ele e não apenas para se aproveitar do pêlo dele? O mesmo se aplica às galinhas.

Na maioria dos santuários, os ovos são oferecidos novamente às galinhas e elas adoram comê-los crus, mexidos ou cozidos. Os ovos não são utilizados para nenhum outro fim. A quantidade exagerada de ovos que as galinhas põem hoje em dia (conseguida através de extensiva selecção e manipulação genética) representa um enorme esforço a nível fisiológico para as galinhas, e deixá-las comer os ovos delas é uma excelente forma de as ajudar a reporem os nutrientes gastos. Por outro lado, apesar da manipulação em contrário que têm sofrido ao longo dos anos, algumas galinhas ainda têm o instinto de chocar ovos (algo que não podem fazer se os ovos lhes forem retirados), e esse período de pausa na postura de ovos é importante para o sistema reprodutor delas descansar.

Como nota final, é importante termos presente que, à semelhança das outras aves, as galinhas põem ovos como parte do seu instinto de reprodução (independentemente de haver um macho ou não). Ou seja, tal como as vacas não dão leite para que os humanos o bebam, as galinhas também não põem ovos como oferta aos humanos. Ao não comermos ovos, não estamos a abdicar de nada, pois os ovos nunca foram nossos. Piscadela

Publicado em 12 de Setembro de 2011

3 Comentários