Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Cuidados a ter na compra de produtos?

Questão de Luís

Informações Adicionais:

Existe algum cuidado a ter na compra de produtos como:

  • Escova e pasta de dentes e elixir
  • Gel de banho e champô
  • Espuma de barbear e after shave
  • Desodorizante e perfume

Quais os ingredientes a evitar para cada produto?

Resposta Muda o Mundo

Praticamente todas as grandes marcas testam continuamente novos ingredientes em animais (a maximização do lucro não se compadece com o sofrimento animal) e utilizam muitos ingredientes de origem animal. Como tal, as marcas mais comuns são para esquecer.

Mais fácil e eficaz do que andar a ler listas de ingredientes longas e ininteligíveis é optar por produtos de marcas dirigidas a consumidores conscientes, nomeadamente as marcas que referimos na página Produtos de Cuidado Pessoal e Detergentes e outras que se podem encontrar em lojas de produtos naturais. Quanto mais naturais forem os produtos, menor a probabilidade de conterem ingredientes de origem animal ou de serem testados em animais. Algumas destas marcas assinalam claramente nos rótulos os produtos que são adequados para veganos, o que nos facilita bastante a vida. O único problema é que estes produtos costumam ter um preço superior, mas também é verdade que costumam ser muito mais saudáveis e duram mais tempo se os soubermos usar na quantidade adequada.

Isto não quer dizer que os veganos não consigam encontrar produtos de cuidado pessoal nos supermercados/hipermercados. Mas não é muito simples, e comprar em lojas mais especializadas (ver Onde Comprar) poupa algumas dores de cabeça.

Não temos nenhuma lista exaustiva de ingredientes de origem animal, pois é muito difícil obter uma lista fidedigna completa e, além disso, a maioria dos ingredientes em tais listas tanto podem ser de origem animal como de origem vegetal ou sintética, o que não ajuda muito (ou nada) quem procura respostas. Hoje em dia, uma das opções mais fáceis é procurarmos informação na Internet sobre se o produto é vegano. Se for vegano, é bastante provável que isso seja referido algures. Se a pesquisa não devolver nenhum resultado de jeito, o mais provável é que não seja vegano. Se se tratar de um produto de uma marca muito pouco conhecida ou de marca branca, em vez de procurar informação sobre o nome da marca, podemos procurar informação sobre algum ingrediente mais suspeito para confirmarmos (ou não) se esse ingrediente é vegetal/sintético.

Encontrar produtos que não sejam resultado de exploração animal pode parecer muito trabalho, mas só dá algum trabalho extra inicialmente. Depois de conhecermos as marcas e os produtos, já não custa nada. Sorriso

Publicado em 11 de Novembro de 2011

0 Comentários