Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Como alcançar o impossível?

Questão de joão

Informações Adicionais:

Olá! Eu estive a ler o site e realmente fico “possesso” por saber como os animais são tratados às mãos de certas bestas. Eu admiro o objectivo deste site, mas infelizmente não há nada a fazer para mudar o mundo, pois isso é algo impossível. Eu adoro animais e sinceramente a solução para estes viveram em paz era a extinção da raça humana. Eu confesso que nem olho nem penso na crueldade injustificada a que os animais são sujeitos, pelo simples facto que não há nada que eu ou alguém possa fazer. Uma vez, a minha irmã mostrou um vídeo de como os animais são tratados para lhes retirar as peles. Eu vi 5 segundos do vídeo e comecei a chorar e desliguei. Senti-me mal e pensei naquilo durante dias... Só me apetecia ir àquele maldito lugar e matar todas aquelas bestas da mesma forma. Infelizmente, a única forma de fazer a diferença é com mais violência porque, sejamos realistas, o ser humano não aprende. Se o ser humano não aceita outros humanos de cor, quanto mais aceitar outros seres vivos?

Resposta Muda o Mundo

Temos tendência para nos revoltarmos contra quem explora animais, mas ignoramos que quem compra os produtos dessa exploração é igualmente responsável. Tão culpado é quem faz como quem manda fazer. Os exploradores tratam os animais como coisas para obter lucro, tal como as pessoas tratam os animais como coisas quando compram as suas peles para se vestirem ou quando compram os restos dos seus corpos no supermercado para satisfazerem o seu paladar ou conveniência.

Não te esqueças que os exploradores de animais respondem simplesmente à procura da população. Não é que eles sejam pessoas malévolas que retiram prazer especial de explorar animais — o que eles procuram é simplesmente o lucro. Os animais são somente recursos na actividade deles. Se a procura de produtos animais diminuir, eles depressa mudam de negócio e passam a vender bananas ou outra coisa qualquer, desde que isso lhes dê dinheiro.

É por isso que cada pessoa que deixa de consumir produtos animais faz a diferença. Cada um de nós pode fazer a diferença aqui e agora, desligando-se da exploração institucionalizada dos outros animais, ou seja, adoptando o veganismo. Quem não é vegano também faz a diferença, mas faz a diferença pela negativa, contribuindo para que mais animais sejam explorados e mortos.

Os veganos não têm de alcançar o impossível, apenas têm de fazer o razoável para não contribuírem para a exploração de outros animais. Os veganos não têm de ser santos, não têm de atingir nenhuma espécie de pureza, nem tão-pouco têm de levar vidas de monges. Os veganos são simplesmente pessoas normais que consideram que os humanos não são os únicos animais que têm o direito a ser respeitados, e que aplicam esse princípio nas suas vidas o melhor que podem.

Provavelmente, é impossível alcançar um mundo livre de violência e de injustiça, mas é certamente possível contribuir para mudar o mundo e construir uma sociedade mais justa! É certo que há um longo caminho a percorrer, mas construir um mundo melhor não é algo que se consiga com mais violência. Se a violência fosse a solução, já há muito teríamos alcançado um mundo perfeito, pois a história da humanidade é uma história de violência. A violência é precisamente o problema, não é a solução. Além de ser eticamente reprovável, o recurso à violência é contraproducente em termos práticos, servindo apenas para marginalizar a causa dos direitos dos animais.

A extinção da espécie humana é uma “solução” mencionada frequentemente para resolver a questão da exploração dos outros animais ou da destruição de habitats e da natureza em geral. Contudo, trata-se de uma sugestão abstracta e que parece procurar desresponsabilizar-nos a nível individual ao diluir a “culpa” pelo estado das coisas nalguma inclinação para o mal da espécie humana no seu todo. Para nós, isto não faz nenhum sentido, pois acreditamos que a maioria das pessoas procura agir correctamente na sua vida. As pessoas que procuram deliberadamente fazer o mal são a excepção, não são a regra. A maioria das pessoas ainda explora os outros animais, porque não tem noção de que aquilo que está a fazer é moralmente condenável. Mas é aí que entra a educação, e é com informação e educação sobre o veganismo que podemos fazer a sociedade evoluir para o respeito pelos outros animais.

Publicado em 12 de Fevereiro de 2011

1 Comentário