Vantagens de Dietas Vegetarianas

Posição da Associação Americana de Nutrição

Associação Americana de Nutrição. Jornal da Associação Americana de Nutrição. Julho de 2009; 109(7):1266-1282.

«A posição da Associação Americana de Nutrição é que dietas vegetarianas bem planeadas, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e podem oferecer vantagens para a saúde na prevenção e tratamento de determinadas doenças. Dietas vegetarianas bem-planeadas são apropriadas para todas as fases da vida, incluindo gravidez, aleitamento, primeira infância, infância, adolescência, e para atletas.»

Efeitos de Dietas Veganas na Saúde

Craig WJ. Jornal Americano de Medicina Clínica. 11 de Março de 2009.

«Recentemente, as dietas vegetarianas têm aumentado de popularidade. Uma dieta vegetariana está associada a muitos benefícios de saúde por incluir mais fibra, ácido fólico, vitaminas C e E, potássio e magnésio, muitos fitoquímicos, bem como gordura menos saturada. Comparativamente com outras dietas vegetarianas, as dietas veganas tendem a conter menos gordura saturada e colesterol, e mais fibra alimentar. Os veganos tendem a ser mais magros, ter menores níveis séricos de colesterol e menor pressão arterial, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.»

Dietas Vegetarianas: Quais São As Vantagens?

Leitzmann C. (Instituto de Ciências da Nutrição), Fórum de Nutrição. 2005; (57):147-56.

«Um conjunto crescente de estudos científicos indicam que as dietas estritamente vegetarianas oferecem vantagens distintas quando comparadas com dietas que contêm carne e outros alimentos de origem animal. Os benefícios resultam da ingestão inferior de gordura saturada, colesterol e proteína animal, bem como da ingestão superior de hidratos de carbono complexos, fibra alimentar, magnésio, ácido fólico, vitamina C e E, carotenóides e outros fitoquímicos.
(…)
Dietas vegetarianas equilibradas são apropriadas para todas as fases da vida, incluindo para crianças, adolescentes, mulheres grávidas e em aleitamento, idosos e atletas de competição. Na maioria dos casos, as dietas vegetarianas são benéficas na prevenção e no tratamento de determinadas doenças, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, cancro, osteoporose, doenças renais e demência, bem como diverticulose, cálculos renais e artrite reumatóide.»

© 2003–2011 Jack Norris, Nutricionista. Original em VeganHealth.org.