Suplementos Sugeridos Para Veganos

B12

Os veganos apenas necessitam de tomar um suplemento de vitamina B12. No entanto, há alguns suplementos que podem ser bastante úteis para garantir uma nutrição adequada, particularmente para quem possa não fazer uma dieta tão planeada e diversificada quanto o ideal. Contudo, é importante não esquecer que, como o próprio nome indica, os suplementos não substituem uma dieta equilibrada, apenas servem para a complementar ou salvaguardar alguma eventual deficiência nutricional.

Vê mais abaixo onde comprar suplementos veganos.

Suplementos Individuais vs. Suplementos Multivitamínicos

Os suplementos mais pertinentes para os veganos são:

Para quem não queira ter o trabalho de comprar suplementos individuais e analisar as quantidades adequadas de cada um, um suplemento multivitamínico é a opção mais simples e prática. Nesse caso, eis os suplementos sugeridos:

Contudo, comprar suplementos individuais é a opção que permite maior flexibilidade, ajustando-se os suplementos às necessidades da dieta de cada um. Por exemplo, se beberes dois copos grandes de leite de soja enriquecido com cálcio todos os dias, ficas praticamente garantido em termos de cálcio e não precisas de suplementos. De modo idêntico, se consumires muitos vegetais de folha verde escura e leguminosas, podes não precisar de nenhum suplemento de ferro (embora as mulheres não percam em tomar suplementos de ferro durante os dias de menstruação e os homens em tomar um suplemento uma vez por semana). Outra desvantagem dos suplementos multivitamínicos é que podem não ser tão bem absorvidos quanto os suplementos individuais, pois alguns nutrientes interferem com a absorção de outros.

A forma mais eficaz de tomar B12 é através de um suplemento individual sublingual, como o Methyl B-12 da Jarrow Formulas ou o Vegan Vitamin B-12 - Sublingual da Deva Nutrition. A vitamina D também é muito importante (não só para veganos, mas para todos) e a melhor forma de conseguir uma boa quantidade é com um suplemento individual de vitamina D, como o Vitamin D 1,000 IU Vegetarian Dry da Now ou o Vegan Vitamin D - 800 UI da Deva Nutrition.

Onde Comprar Suplementos Veganos

Tem em atenção que os suplementos não são todos iguais e que alguns suplementos de fraca qualidade são mal absorvidos, podendo até ser nocivos para a saúde. Sugerimos os suplementos da Deva Nutrition, pois são todos veganos e têm qualidade amplamente reconhecida. Podem encomendar-se a partir do Reino Unido por preços relativamente económicos na loja online da Green Valley Trading. Já relativamente ao suplemento de ómega-3, o mais económico é encomendar o Opti3 Omega-3 EPA & DHA directamente no fabricante. Encontras também suplementos bastante económicos na BigVits, nomeadamente a vitamina B12 da Jarrow Formulas e a vitamina D2 da Now.

Em alternativa, se não souberes inglês ou não quiseres encomendar a partir do estrangeiro, podes optar por comprar suplementos da Veganicity, que são todos veganos e se vendem online na loja do Centro Vegetariano. Também podes encontrar suplementos da marca Solgar à venda em lojas de produtos naturais/dietéticos (certifica-te de que a embalagem tem a inscrição frontal “Suitable for Vegans”).

Nota: os suplementos de ómega-3 DHA são os mais dispendiosos, porque a produção de DHA a partir de algas é um processo relativamente recente e ainda não é efectuado em grande escala. Sobretudo no caso de não tomares um suplemento de DHA, deves certificar-te de que tomas ómega-3 ALA cru diariamente (consulta a página sobre alimentos ricos em ALA).