Listas de Marcas Que Testam e Não Testam

Ratinhos

Há dois problemas principais com as listas de marcas que testam e não testam em animais. O primeiro é que muitas destas listas contêm informação desactualizada ou incorrecta. Por exemplo, algumas listas apresentam marcas como não testando apenas porque as empresas não testam elas próprias os produtos quando, na verdade, essas empresas compram os ingredientes testados aos seus fornecedores, o que vai dar ao mesmo.

O segundo problema é que estas listas fazem uma distinção sem sentido entre os testes em animais e a restante exploração e morte animal. Ou seja, nestas listas, um produto que contenha ingredientes resultantes da exploração e morte de animais pode ser considerado “livre de crueldade” (“cruelty-free”) apenas porque não foi testado em animais — o que é absurdo.

Saber que um produto não tem ingredientes testados em animais é apenas parte da história. É tão ou mais importante saber se o produto é feito com secreções ou restos dos corpos de animais explorados. Não se pode dizer quem um produto é livre de crueldade apenas por não ter sido testado em animais. Se esse produto contém ingredientes de origem animal (sejam eles soro de leite ou lanolina, por exemplo), então não é, de forma alguma, um produto sem crueldade.