Produtos de Cuidado Pessoal e Detergentes

Pasta Dentes

Ser vegano não se resume a fazer uma dieta sem produtos de origem animal. Os veganos também não compram produtos de cuidado pessoal, detergentes, ou qualquer outro produto que seja resultado de exploração de outros animais.

Os produtos de higiene, cosméticos e detergentes mais comuns têm ingredientes de origem animal ou são testados em animais. Esquece as grandes marcas deste tipo de produtos, pois todas (ou praticamente todas) testam em animais e utilizam ingredientes de origem animal.

As listas de produtos testados e não testados que se encontram na Internet não servem de referência. Para além de a maioria dessas listas estar desactualizada, quase todas recomendam produtos que contêm ingredientes de origem animal. Ou seja, ao mesmo tempo que se recomenda o boicote de produtos testados em animais, apoia-se a continuação da exploração, sugerindo a compra de produtos com ingredientes de origem animal — não faz nenhum sentido.

Identificar Produtos Veganos

Logótipo de Produto Vegano

O primeiro passo para identificar um produto vegano é procurar o logótipo de acreditação da Vegan Society (imagem apresentada à direita) ou procurar a indicação explícita de que o produto é vegano ou é adequado para veganos. Por vezes, essa indicação encontra-se apenas em inglês e a inscrição mais comum é “suitable for vegans”. A indicação “vegetal” ou “100% vegetal” não é de fiar, pois há diversos produtos com essa designação que contêm ingredientes de origem animal.

Para nos certificarmos, não há como consultar no rótulo a lista de ingredientes e verificar todos os ingredientes para ver se há algum de origem animal. Pode parecer complicado mas, com alguma prática, é bastante rápido!

Para não teres de te preocupar com os rótulos, podes optar por comprar numa loja vegana online (consulta a página “Onde Comprar?”).

Produtos de Cuidado Pessoal

Produtos de cuidado pessoal incluem champô, amaciador, desodorizante, perfume, sabonete, gel de banho, loções de rosto/mãos/corpo, cosméticos, dentífricos (pasta de dentes, elixir), produtos para a barba, protector de lábios, protector solar, entre outros.

É importante ter em atenção que os produtos de cuidado pessoal convencionais, além de não serem veganos, contêm muito químicos sintéticos e derivados de petróleo nocivos para a saúde e alguns deles cancerígenos. Por seu turno, os produtos de cuidado pessoal naturais (preferencialmente biológicos) são muito mais saudáveis e a maioria não tem ingredientes de origem animal.

Aubrey Organics A maioria dos produtos da Aubrey Organics é vegana. Todos os produtos veganos estão assinalados como sendo adequados para veganos. Beauty Without Cruelty Todos os produtos de cosmética da Beauty Without Cruelty são veganos.
Dr. Organic A maioria dos produtos da Dr. Organic é vegana. Faith In Nature A maioria dos produtos da Faith In Nature é vegana. Todos os produtos veganos estão certificados pela Vegan Society.
Lavera A maioria dos produtos da Lavera é vegana. Todos os produtos veganos estão certificados pela Vegan Society. Lush A maioria dos produtos da Lush é vegana.
Rituals A maioria dos produtos da Rituals é vegana. Urtekram Praticamente todos os produtos da Urtekram são veganos.
Weleda A maioria dos produtos da Weleda é vegana. Podes consultar a lista aqui (em inglês). Yaoh Todos os produtos da Yaoh são veganos e estão certificados pela Vegan Society.

Nota: os produtos não veganos das marcas acima referidas não o são, geralmente, por conterem derivados do leite, lanolina (lanolin), mel ou cera de abelhas.

Atenção às pastas de dentes sem flúor: muitas pastas de dentes “naturais” não têm flúor, pelo que podem oferecer uma protecção fraca contra cáries. Recomendamos que optes por uma pasta de dentes com flúor.

Detergentes e Produtos de Limpeza

A oferta em termos de detergentes e produtos de limpeza veganos é bastante reduzida, mas também é possível, em muitos casos, fazer produtos de limpeza caseiros com ingredientes simples como vinagre, bicarbonato de sódio ou limão. Por exemplo, podes fazer um líquido de limpeza multiusos muito simples, misturando uma parte de vinagre e uma parte de água.

Marcas Com Produtos Veganos

Bio-D Todos os produtos da Bio-D são veganos e estão certificados pela Vegan Society. Sonett Praticamente todos os produtos da Sonett são veganos e estão certificados pela Vegan Society.