Consegues Ver as Diferenças?

Ambas as vacas da imagem tiveram um bezerro há pouco tempo. A primeira é uma vaca dita “normal”. A segunda é uma vaca leiteira. Consegues ver as diferenças?

Diferenças

A diferença mais óbvia é que a vaca leiteira não tem o seu bezerro junto dela. Porquê? Porque na produção de leite, os bezerros são geralmente retirados às mães pouco após o parto, e o leite que lhes era destinado é vendido para consumo humano. (Para manter uma produção quase ininterrupta de leite, as vacas leiteiras são repetidamente forçadas a engravidar e a dar à luz.)

A segunda diferença notória é a disparidade de tamanho do úbere das vacas. Em condições normais, após uma vaca dar à luz, o corpo dela produz a quantidade de leite que a natureza entende ser a necessária e suficiente para alimentar o seu bezerro: cerca de 3 litros por dia. Contudo, através de reprodução selectiva e manipulação genética, os humanos criaram vacas leiteiras que, depois de darem à luz, chegam hoje a produzir 30 litros de leite por dia, cerca de 10 vezes mais leite do que um bezerro necessitaria de beber! A vaca foi literalmente transformada numa “máquina” de produzir quantidades massivas de leite, com sérias sequelas a nível físico.

Por fim, a vaca leiteira já não tem os cornos que teria naturalmente. Não tem cornos, porque foi submetida à descorna para ser mais facilmente “manuseada”. A descorna (que é apenas uma das muitas mutilações a que os animais explorados para alimentação são submetidos) é um procedimento geralmente feito sem anestesia e com recurso a um ferro quente ou produtos cáusticos, o que, escusado seria dizer, provoca dor intensa.

Longe de ser algo natural, a produção de leite animal é uma actividade artificial que distorce e explora de forma implacável a natureza animal, o sistema reprodutor das fêmeas e a relação entre progenitor e cria. Longe de estar isenta de sofrimento ou morte, a produção de leite provoca, parto após parto, o maior desgosto do mundo às mães que vêem as crias serem-lhes retiradas. E, no final, tanto a mãe como os bezerros acabam num matadouro qualquer, exactamente como acontece na criação de animais especificamente para consumo de carne.

Consumir leite animal é consumir violência, seja qual for o rótulo simpático e alegre com que a embalagem é disfarçada. Desliga-te da violência, abraça o veganismo!

Publicado segunda-feira, 6 de Agosto de 2012

1 Comentário