Super-vegano? Nada Disso!

Super Vegano

Agora que sabes que os humanos não precisam de comer produtos de origem animal para serem saudáveis (bem pelo contrário) e agora que vês o quão injustificável é o sofrimento e morte que provocamos diariamente a milhões de outros animais apenas para satisfazermos o nosso paladar, podem ainda permanecer alguns obstáculos no teu caminho para o veganismo. Um deles é a ideia feita de que o veganismo é demasiado difícil.

A verdade é que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, ser vegano não é algo de dificílimo que exija alguma espécie de esforço sobrenatural e que esteja reservado apenas a alguns com uma força de vontade descomunal.

Nada disso. Não precisas de ter nenhuma força de vontade especial para ser vegano. Só precisas de ter a motivação certa. Só precisas de perceber que ser vegano não é apenas mais uma forma de contribuir para reduzir o sofrimento animal. Mais do que isso, ser vegano é um princípio básico de respeito pelos outros animais e é o mínimo que podemos fazer por eles. O mínimo que podemos fazer pelos outros animais é não contribuir directamente para a sua exploração, sofrimento e morte. É tão simples quanto isso.

Não é preciso ser-se um super-herói para fazer aquilo que está correcto. Precisas tu de ser um super-herói para não andares por aí a roubar bicicletas? Precisas tu de uma força de vontade especial para não dares um pontapé a um cão que se cruze no teu caminho? Precisas tu de ser alguma espécie de santo para abdicares de molestar ou violar alguém? Claro que não!

Então porque achas que aqueles que recusam participar na exploração, sofrimento e morte de outros animais têm de ter uma força de vontade extraordinária? Ser vegano não exige nada de especial! Os veganos são apenas pessoas comuns que estão a tentar fazer aquilo que é correcto.

Na verdade, a maioria das pessoas quer fazer o que está correcto. O problema é que muitas vezes andamos enganados com o que esta sociedade consumista baseada na exploração e violência nos impinge ou, pior ainda, recusamo-nos a abrir os olhos e preferimos continuar a enganarmo-nos a nós próprios...

Ser vegano não é nada de abstracto, é algo que se pratica diariamente. Por esse motivo, é fácil arranjar desculpas e racionalizar motivos para não mudar. Ser vegano não é o mesmo que ser contra as touradas (para ser contra as touradas, basta... não ir a touradas). Ser vegano não é o mesmo que assinar uma petição a dizer que os animais deviam ser respeitados (para isso, basta... assinar uma petição e esperar que outros tratem do assunto). Ser vegano não é o mesmo que ser contra o abandono de cães e gatos (toda a gente diz ser contra o abandono de cães e gatos). Ser vegano não é uma qualquer atitude abstracta, isolada ou estéril para aliviar a nossa consciência.

Não. Ser vegano implica realmente uma mudança pessoal. Mas é uma mudança para melhor e vale sempre a pena mudar para melhor. Sorriso

Publicado quarta-feira, 15 de Junho de 2011

10 Comentários