Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Bebidas alcoólicas

Questão de Maykon Rodrigues

Informações Adicionais:

Bebidas alcoólicas são ‘liberadas’ numa dieta vegan?

Resposta Muda o Mundo

A maioria das bebidas alcoólicas não tem nenhum ingrediente de origem animal e é adequada para os veganos. Mas, para além dos ingredientes, há a questão do processo de fabrico: algumas bebidas alcoólicas (provavelmente uma minoria) são clarificadas com recurso a produtos animais (por exemplo, gelatina ou caseína). Embora seja certamente aconselhável que evitemos essas bebidas, os veganos não têm de evitar toda e qualquer bebida alcoólica apenas porque existe a possibilidade de a mesma ser clarificada com produtos animais. O mínimo que devemos fazer enquanto veganos é certificarmo-nos de que a bebida não tem ingredientes de origem animal. Ir além disso julgamos que é uma questão que cada um deve avaliar por si próprio.

Quem pretender saber quais as bebidas que são clarificadas com produtos animais poderá tentar contactar o produtor ou procurar informação sobre a marca, nomeadamente no directório de bebidas alcoólicas veganas Barnivore, o qual contém informação sobre diversas marcas de cerveja, vinho e licores.

É importante compreender que o veganismo não é uma questão de saúde, não é uma religião, nem tão-pouco se trata de alcançar algum tipo de "pureza". Ser vegano significa ter uma dieta sem alimentos de origem animal e evitar os produtos e as actividades que contribuem para a exploração animal. Ser vegano não é mais do que procurar viver a nossa vida, na medida do possível e do razoável, sem contribuir para a exploração e morte de outros animais. Sorriso

Publicado em 10 de Outubro de 2011

1 Comentário