Lista de Questões Publicar Questão

Muda o Mundo Responde

Imagem de Perfil

Que cuidados se deve ter com a alimentação de um bebé ou criança vegan?

Questão de Patrícia Martinho

Informações Adicionais:

Comecei por uma alimentação ovo-lacto-vegetariana e tinha o objectivo de vir a ser vegan. Era ovo-lacto vegetariana há um ano quando engravidei. Começaram as dúvidas e insegurança em relação à minha alimentação, quando dei por mim estava a comer peixe uma vez por semana. Aproveitava para comer peixe quando estava fora de casa. O meu filho nasceu e demonstrou uma ligeira intolerância ao leite de vaca, aproveitei a ocasião para banir o leite de vaca e lacticínios cá de casa. Começaram outras dúvidas. Resolvi consultar um médico homeopata para me aconselhar sobre os cuidados que devia ter com a alimentação do meu menino que está agora com 17 meses. Desaconselhou os legumes de folha verde escura (para mim a principal fonte de ferro e cálcio da minha dieta), pois somos omnívoros e não herbívoros pelo que o nosso intestino não digere bem as folhas verde escuras e receitou suplementos de ferro, cálcio, zinco, vitaminas B6, B12 e D e ómega 3/6. Eu ainda queria aderir a uma alimentação vegan pois acho que é mais ética mas estou cada vez com mais dúvidas. Uma criança que ainda come ovos e peixe uma vez por semana toma tantos suplementos, como será quando for vegan? Será realmente aconselhável uma criança ter alimentação vegan? É possível uma criança ter uma alimentação vegan sem ter que tomar tantos suplementos?

Resposta Muda o Mundo

(Não deixes de consultar a questão “Ser vegan e saudável está ao alcance de todos?”, a que já respondemos aqui.)

É normal que ainda existam alguns receios em torno da alimentação vegana, porque a dieta vegana ainda tem pouca expressão e a esmagadora maioria dos profissionais de saúde está muito mal informada (para não dizer desinformada) acerca da mesma. Mas, desde que tenhamos o cuidado necessário para fazer uma dieta rica e equilibrada, não há nenhum motivo para receios. A Associação Americana de Nutrição, que é somente a maior organização mundial de nutricionistas, afirma que uma dieta vegana bem-planeada é perfeitamente adequada para todas as fases da vida, incluindo gravidez, aleitamento, primeira infância, infância e adolescência.

Hoje em dia, não faltam estudos que provam que os produtos de origem animal estão associados a um risco acrescido de inúmeras doenças e condições degenerativas, e que uma dieta baseada em vegetais (que pode ou não incluir uma quantidade mínima de alimentos de origem animal) constitui a dieta mais saudável para os humanos. Tanto é assim, que há milhares de pessoas (inclusive desportistas) que têm uma alimentação vegana exclusivamente por motivos de saúde. Mas claro que uma dieta vegana não é uma dieta milagrosa e não é automaticamente saudável — para ser saudável, tem de ser variada e basear-se em alimentos não-processados, nomeadamente hortaliças, fruta, leguminosas, frutos secos e cereais integrais.

Não há ainda muita informação em português sobre nutrição vegana para bebés e crianças. Contudo, em inglês, há bastante informação em sites, blogues e até livros. Por exemplo, o site Vegan Health tem a secção Pregnancy, Infants, & Children. No site da Vegan Society, existe um guia para bebés e crianças veganas, sendo que parte dessa informação está traduzida para português no Centro Vegetariano: Alimentação de bebés veganos e Alimentação de crianças veganas. No site do Vegetarian Resource Group, podes encontrar o artigo Vegan Nutrition in Pregnancy and Childhood. Alguns livros com bastante informação incluem The Everything Vegan Pregnancy Book e New Vegetarian Baby. Um blogue interessante é Our Vegan Pregnancy. Para aconselhamento especializado, podes consultar as referências a nutricionistas com experiência em dietas veganas na secção Nutrição Vegana.

Em relação a suplementos, também podes encontrar informação na secção Nutrição Vegana. O único suplemento que é estritamente necessário numa dieta vegana é um suplemento de B12, isto porque os actuais padrões de higiene fizeram com que a água e os vegetais deixassem de ser fontes fidedignas de B12 para os humanos (actualmente, a água é purificada e os vegetais são bem lavados antes de serem ingeridos). Contudo, há outros suplementos que podem ser muito recomendáveis, não só em dietas veganas, como em qualquer dieta. Por exemplo, a suplementação com vitamina D é muito importante para qualquer pessoa que não apanhe sol diário suficiente ou não coma peixe gordo diariamente (os ovos também têm vitamina D, mas seria necessário comer uma quantidade enorme todos os dias). Dada a sua importância, há alguns alimentos de uso generalizado que são enriquecidos com vitamina D, nomeadamente a margarina e a manteiga (na verdade, a esmagadora maioria das pessoas desconhece que "toma suplementos" sob a forma de alimentos enriquecidos).

Devemos ter presente que os suplementos, como o nome indica, não substituem uma dieta equilibrada, apenas servem para a complementar ou salvaguardar alguma eventual deficiência nutricional. É também muito importante ter em conta que os suplementos que ingerimos devem ser de qualidade comprovada e ter a quantidade de nutrientes adequada, caso contrário, podem fazer mais mal do que bem.

Relativamente aos vegetais de folha verde escura, são certamente dos melhores alimentos que os humanos podem ingerir, oferecendo benefícios inigualáveis para a saúde. Claro que convém que sejam muito bem mastigados ou triturados com uma varinha ou liquidificadora potente para melhorar a absorção, caso contrário, podem sair tal como entraram. Piscadela

Publicado em 12 de Outubro de 2011

1 Comentário