Vestuário e Calçado

Aquilo que vestimos e calçamos deve reflectir o nosso respeito pelos outros animais e, felizmente, existem diversas alternativas aos materiais de origem animal.

Vestuário e Calçado Não Vegano Que Já Tenhas

Ao adoptares o veganismo, não precisas de ir a correr deitar fora a roupa e o calçado não-veganos. Podes optar por oferecer esses artigos a outra pessoa ou continuar a utilizá-los, mas o que fazer nestas situações é sobretudo uma decisão pessoal.

Vestuário e Calçado

No vestuário e outros têxteis, os materiais de origem animal a evitar são: couro (camurça, cabedal), peles (pêlo), penas e seda. É facílimo comprar vestuário e têxteis sintéticos: basta ler as etiquetas, e não falta escolha.

No que toca ao calçado, a escolha é mais limitada, sobretudo em sapatos e botas. Já no caso de sapatilhas ou ténis, é fácil encontrar modelos feitos de materiais têxteis/sintéticos. Para saberes se o calçado é vegano, consulta a etiqueta onde é indicado de que material é a sola, a parte interior e a parte superior.

Etiqueta de Calçado:
Etiqueta de Calçado

De notar, porém, que esta etiqueta está longe de fornecer garantias absolutas, pois a etiqueta apenas garante que a percentagem do material em questão é igual ou superior a 80%. Isto permite que algum calçado que não esteja assinalado como tendo couro possa conter couro numa percentagem inferior a 20%. Como tal, é sempre importante inspeccionar bem o calçado.

Para saberes facilmente e com segurança se um calçado é vegano, a melhor opção é mesmo o calçado certificado como vegano disponível em lojas online (consulta a página “Onde Comprar?”).