Onde Comprar?

Cesto

Onde é que um vegano faz as compras? A base de uma alimentação vegana são os cereais, hortaliças/fruta e leguminosas, pelo que, em termos de alimentação, os veganos encontram muitas opções nos supermercados. Contudo, as lojas mais especializadas ainda são essenciais para encontrar determinado tipo de produtos, particularmente produtos de cuidado pessoal e detergentes. Além disso, as lojas mais especializadas costumam ter produtos de melhor qualidade e/ou mais económicos.

Alguns produtos especificamente veganos são algo dispendiosos, mas também têm normalmente uma qualidade superior e maior rendimento. Na maior parte das vezes, até é possível gastar o mesmo dinheiro ou menos, utilizando uma quantidade inferior do produto de cada vez que se usa.

Lojas de Produtos Naturais/Dietéticos

As lojas de produtos naturais/dietéticos existem em quase todas as vilas e cidades de Portugal e têm, normalmente, uma boa oferta de produtos alimentares veganos. Muitas também têm produtos de limpeza e de higiene veganos. No entanto, é preciso ter muita atenção às marcas e às etiquetas, pois estas lojas também vendem muitos produtos com ingredientes de origem animal e testados em animais.

Neste tipo de lojas, é possível encontrar leite de soja, tofu, seitan, queijo vegetal, chouriço de soja e muitos outros produtos a preços mais económicos do que nas grandes superfícies. Se a loja de produtos naturais da zona onde moras não tiver disponível algum produto, podes pedir-lhes que o encomendem (o mais provável é que eles já trabalhem com o fornecedor desse tipo de produtos e não tenham o produto na loja apenas por falta de procura).

Cooperativas e Supermercados de Produtos Biológicos

As cooperativas e os supermercados de produtos biológicos — para além de terem fruta, legumes e cereais biológicos, que são óptimos para uma dieta saudável — costumam ter também alimentos veganos (iogurtes e leites vegetais, por exemplo) e outro tipo de produtos veganos, tais como produtos de limpeza e de higiene pessoal. Se viveres num local onde exista um estabelecimento deste género, não deixes de ir ver a oferta que têm. Encontras aqui uma lista de pontos de venda de produtos biológicos, por concelho.