Doces Veganos

Os veganos não têm de abdicar do prazer de comer uns doces de vez em quando. A maior parte da pastelaria e dos doces é confeccionada com ovos, manteiga ou leite, mas existem diversas opções (incidentalmente) veganas nos hipermercados e supermercados convencionais, para além da oferta vegana em lojas de produtos naturais/dietéticos. Em Lisboa, podes ainda contar com a Bake the Difference, uma pastelaria vegana.

Quando estiveres com algum tempo livre em mãos, experimenta confeccionares os teus próprios doces — na Internet, não há falta de receitas de todo o tipo de bolos e doces sem sofrimento e exploração animal. Como irás comprovar, é possível confeccionar versões veganas de praticamente qualquer sobremesa. Sorriso

Gelado

Gelado

Há alturas em que nada se compara a comer gelado e, felizmente, já há várias marcas que oferecem saborosos gelados veganos. Algumas das marcas de gelados veganos incluem a Kio Ene, a Mio e a Tofutti.

É possível encontrar gelados veganos à venda em hipermercados e em lojas de produtos naturais/dietéticos.

Bolachas

Bolachas

É possível encontrar muitas bolachas veganas à venda na maioria dos supermercados. As tradicionais bolachas "Maria" são veganas em muitas marcas. Também as bolachas digestivas existem em versões veganas, assim como outros tipos de bolachas. Por exemplo, a marca Gullón tem uma generosa oferta de bolachas veganas (incluindo bolachas com pepitas de chocolate).

Chocolate

Chocolate

Geralmente, o chocolate negro é vegano e encontra-se facilmente em supermercados e hipermercados. Nas lojas de produtos naturais/dietéticos, também existe alguma oferta de chocolates veganos (incluindo com leite vegetal). Sempre que possível, opta por adquirir chocolate de comércio justo.

Folhados

Folhados e Strudel Veganos

Os folhados são para esquecer em termos nutricionais, mas a chatice é que, por vezes, lá apetece comer um.

Existem vários tipos de folhados veganos, incluindo várias marcas de palmiers que se vendem na maioria dos supermercados, "pães" de chocolate da marca Auchan (à venda no Jumbo e lojas Pão de Açúcar) e strudel de maçã da marca Coppenrath Wiese (também há strudel vegano de marcas de supermercado, mas não é tão bom).

Gelatina Vegetal

Gelatina Vegetal

Normalmente, a gelatina é feita a partir de ossos e ligamentos de animais — tudo aquilo que puder render algum dinheiro é aproveitado pela indústria alimentar! A alternativa vegana é a gelatina vegetal e há algumas marcas de sobremesas de gelatina que a utilizam (mas atenção, que os ingredientes têm de referir mesmo "gelatina vegetal"). Por exemplo, tens a Gelly Já da Alsa ou a Gelatina Vegetal da Condi.