Hoje É Um Bom Dia para Passar das Palavras aos Actos

Hoje é o teu dia, sabias? Sorriso Hoje é o Dia Internacional do Veganismo e tu, que acreditas que é errado provocar sofrimento desnecessário aos outros animais, no teu coração e nas tuas convicções, já tens tudo o que é preciso para passar das palavras aos actos!

Veganismo pode ser um termo estranho associado a pessoas algo estranhas, mas não tenhas receio da sua estranheza. O veganismo é simplesmente a aplicação prática do respeito pelos outros animais. É simplesmente uma questão de justiça. Na verdade, nem devia haver nenhuma palavra para isso, muito menos um Dia Internacional do Veganismo. O veganismo devia ser a norma e deveria era usar-se algum termo estranho para designar quem não respeita os direitos dos animais. Piscadela

Desliga-te da Violência

Tu, que defendes os direitos humanos e que não admites nenhum tipo de escravatura humana, ainda que os escravos sejam “bem” tratados. Tu, que defendes os direitos das mulheres e não achas que elas se devam subjugar aos maridos, ainda que essa dominação seja feita de forma “simpática”. Tu, que defendes a liberdade de orientação sexual e não admites que os homossexuais tenham menos direitos que os heterossexuais, ainda que essa discriminação seja desculpada por “valores tradicionais”. Tu, que defendes os direitos dos outros, ainda continuas a ser cúmplice da exploração e morte de outros animais?

Os porcos, as vacas, as galinhas e tantos outros animais que exploramos e matamos diariamente para satisfazer o nosso paladar ou a nossa conveniência são alguém como nós. Os outros animais também são alguém que sente, alguém que se alegra, alguém que antecipa, alguém que se entristece, alguém que receia o mal, alguém que luta pela vida! São alguém como nós.

Face à evidência de que os outros animais são seres psicológicos e não meros seres vivos, a melhor justificação que arranjamos para continuar a tratá-los como propriedade de que usamos e abusamos é dizer que “nós somos humanos e eles não”. Mas isso é o mesmo que dizer “nós somos brancos e eles não”, “nós somos cristãos e eles não” ou “nós somos deste país e eles não”. Usar e matar outros animais apenas porque “nós somos humanos e eles não” é fazer uma discriminação com base numa característica irrelevante e é indefensável. Infelizmente, este preconceito sem nenhum fundamento lógico é prevalente na nossa sociedade dita “justa e evoluída” e resulta na violentação e extermínio diário de milhões de animais.

Ao contrário do pensamento comum, não há absolutamente nada de extremista ou de fundamentalista em respeitar os direitos dos outros animais. Ser vegano é defender a não-violência, a inclusão e o respeito pelos outros. É precisamente o oposto de ideais extremistas ou fundamentalistas de quem se acha melhor que os demais. Ser vegano é ser humilde para reconhecer que não somos melhores ou superiores aos outros, e incluir nesses “outros” os animais não-humanos. É tão simples quanto perceber que os outros animais não estão aqui para nos servir.

Hoje é uma dia excelente para passar das palavras aos actos e colocar em prática o respeito pelos direitos dos animais. Desliga-te da violência, abraça o veganismo. Sorriso

Publicado quinta-feira, 1 de Novembro de 2012

1 Comentário