Festival de Carne de Cão Cancelado

Protesto Contra o Consumo de Carne de Cão

Estava agendado para amanhã um festival de carne de cão na cidade de Seongnam, Coreia do Sul, que tinha como principal objectivo a promoção do consumo de carne de cão. Estava prevista a exibição de vídeos e fotografias de explorações de carne de cão para mostrar como os cães são criados em condições higiénico-sanitárias adequadas e, para além da tradicional sopa de cão, seriam apresentadas várias iguarias caninas, incluindo cão no churrasco, salsichas de cão e patas de cão ao vapor. Seriam ainda apresentados outros produtos com ingredientes de cão, tais como cosméticos e licores.

Mas o evento acabou por ser cancelado na sequência de uma chuva de protestos, não só por parte de “defensores dos animais”, mas também de muitos outros sul-coreanos que se opõem ao consumo de carne de cão e não querem ser motivo de chacota dos ocidentais. Afinal de contas, nenhuma pessoa civilizada pode ficar indiferente à barbárie que significa os humanos comerem o animal que é considerado o melhor amigo do homem...

Carne de Cão e Galinha

E se fosse um festival para promoção do consumo de carne de vaca, porco ou frango? E se houvesse iguarias como mão de vaca, enchidos de vísceras de porco ou patas de galinha? Quantas pessoas continuariam indignadas? A única diferença é que explorar e matar vacas, porcos ou galinhas é considerado normal na nossa sociedade. Mas a injustiça, essa, é exactamente a mesma e a nossa esquizofrenia moral é absolutamente gritante. Encaramos alguns animais como seres merecedores de respeito, por vezes até os considerando como membros da nossa família, ao passo que outros animais são coisas para explorar, matar e comer. Cães, vacas, porcos ou galinhas, todos eles são seres com personalidades únicas, todos eles são seres psicológicos que se podem alegrar ou entristecer, e seres que, acima de tudo e tal como nós, querem viver a vida deles livres de sofrimento.

Se a nossa convivência mais próxima com os cães ou com os gatos nos permite perceber imediatamente que é uma barbárie explorá-los, matá-los e comê-los, já percebemos o mais importante. Agora, o apelo da justiça é para que mostremos o mesmo respeito pelos outros animais que o merecem exactamente na mesma medida. E esse respeito mínimo significa não contribuir para a sua exploração e morte, ou seja, adoptar o veganismo.

Publicado quinta-feira, 30 de Junho de 2011

4 Comentários